Vertical

Tracklist

Sobre o Álbum

Bebê Kramer lança o álbum “Vertical” pela gravadora Audio Porto
Novo trabalho reúne grandes nomes da música instrumental brasileira.

 

O novo álbum do acordeonista Bebê Kramer chega hoje na íntegra nas plataformas de streaming. Em “Vertical”, o músico gaúcho atinge um primor musical que reforça, ainda mais, o alcance global da sua obra e o merecido reconhecimento como um dos maiores acordeonistas da nova geração no Brasil e no exterior. Para isso, Bebê Kramer juntou nos estúdios da Audio Porto um grupo de músicos da mais alta qualidade da música instrumental brasileira. Kiko Freitas, Paulinho Fagundes, Edu Neves, Michel Dorfman, Guto Wirtti, Armando Marçal e Gabriel Vieira costuram com Bebê Kramer uma unidade musical fluida e refinada. Junto com este time, “Vertical” conta ainda com a participação especial do mestre no bombo leguero, Ernesto Fagundes, numa das faixas. Toda excelência musical e relevância dessa obra tem ainda o toque preciso de um dos grandes nomes da indústria fonográfica, Moogie Canazio, que assina a engenharia de som, mixagem e produção de “Vertical”.

A convite da Audio Porto, o jornalista, radialista, apresentador e produtor do tradicional programa Sessão Jazz (que comanda há 20 anos), Paulo Moreira, escreve a resenha do álbum:

Desde cedo em sua carreira, o acordeonista Alessandro Kramer – mais conhecido como Bebê – se preocupou em mesclar as linguagens regionais do seu Rio Grande do Sul com outras influências musicais. Assim foi quando resolveu sair de seu estado de origem e partir para Santa Catarina, onde realizou inúmeros trabalhos com nomes como Alegre Corrêa, Toninho Horta e Guinha Ramires. Lá em Florianópolis, também deu os primeiros passos na busca de uma linguagem universal para seu acordeon, sem deixar de lado os sons da música regional gaúcha com o grupo Dr. Cipó.

Agora, Bebê Kramer chega ao seu sexto disco solo, “Vertical”, atingindo a maturidade desta proposta. Das nove faixas, seis são de sua autoria e três em parceria com o baixista gaúcho Guto Wirtti, com o sambista e compositor Moacyr Luz e com o saxofonista e flautista gaúcho radicado na Alemanha, Márcio Tubino, integrante do grupo Raiz de Pedra. Nelas, convivem harmoniosamente, entre outros gêneros, o chamamé, o bolero, o tango e o jazz. Entre as influências confessas de Bebê, estão Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Astor Piazzolla e até mesmo o norte-americano Henry Mancini.

Começando o disco com “Xamã”, que já havia sido gravada no CD “A Casa”, de 2009, Bebê desfila toda sua musicalidade e técnica apurada, acompanhado pela que há de melhor em termos de instrumentistas gaúchos e brasileiros. Já em “Litoraleña”, o bombo leguero de Ernesto Fagundes dá o tom latino-americano. “Voa” traz de volta o nuevo tango de Piazzolla retrabalhado, enquanto o bolero “Carmencita” remete às trilhas-sonoras de Mancini. O violino de Gabriel Vieira faz o contraponto à gaita em “Maleva” e a percussão de Armando Marçal é destaque em “Dom Ramirez”. A sanfona e voz de Bebê canalizam os sons do bruxo Hermeto em um passeio pelo Caribe na faixa “O Sanfoneiro é Bom”. Fechando o disco com a recriação da canção-título do primeiro disco, “A Casa”, em tom de balada jazzística, Bebê e seus amigos (Guto Wirtti no baixo acústico; Kiko Freitas na bateria e Michel Dorfman ao piano) fazem um encerramento que deixa a gente com vontade de ouvir muito mais. Devem ser destacadas também as atuações de Eduardo Neves nos saxofones e flautas e de Paulinho Fagundes nas guitarras. Quem supervisiona tudo é o produtor, engenheiro de gravação e mixagem Moogie Canazio, garantia de alta qualidade.

Aos 42 anos recém completados, com “Vertical”, Bebê Kramer reforça seu posto como um dos grandes criadores da sempre criativa Música Instrumental Brasileira.
Paulo Moreira

 

Gravado nos estúdios da Audio Porto, em Porto Alegre.

 

Lançamento Audio Porto
Distribuição ONErpm

 

Escute na sua plataforma de streaming preferida: https://bit.ly/2BNF9sV

 

Ficha Técnica:

Bebê Kramer: acordeon
Kiko Freitas: bateria
Paulinho Fagundes: guitarra
Edu Neves: sax e flauta
Michel Dorfman: piano
Guto Wirtti: contrabaixo
Armando Marçal: percussão
Gabriel Vieira: violino
* Participação especial de Ernesto Fagundes tocando bombo leguero em Litoraleña

 

Arranjos: Bebê Kramer e Ricardo Gilly

 

Engenheiro de Gravação e Mixagem: Moogie Canazio
Assistente de Gravação: Pedro Schmitt e Philippe Branco
Engenheiro de Masterização: Rafael Hauck
Produção Musical: Moogie Canazio
Produção Executiva: Gisella Gonçalves

 

Direção Executiva e Artística Audio Porto: Rafael Hauck

 

Arte de Capa: Raphael de Luca, Pyetra Salles e Lucas Ribeiro
Fotos Bebê Kramer: Raul Krebs

 

Bebê Kramer – Vertical (2019)
1 – Xamã (Bebê Kramer)
2 – Litoraleña (Bebê Kramer)
3 – Voa (Bebê Kramer / Guto Wirtti)
4 – Carmencita (Bebê Kramer)
5 – Maleva (Bebê Kramer)
6 – Don Ramires (Bebê Kramer)
7 – Erê (Bebê Kramer)
8 – O sanfoneiro é bom (Bebê Kramer / Moacyr Luz)
9 – A casa (Bebê Kramer / Márcio Tubino)

 

Realização Audio Porto
Site: http://www.audioporto.com

Facebook: http://www.facebook.com/audioportorec…

Instagram: http://www.instagram.com/audioporto

YouTube: http://www.youtube.com/audioporto

 

Sobre Audio Porto

Estúdio criado em 2016, em Porto Alegre, considerado um dos melhores da América Latina para gravação, mixagem e masterização. Com uma área total de mais de 900m², possui salas de gravação com capacidade de abrigar até grandes orquestras, além de um acervo próprio de mais de 100 instrumentos entre guitarras, baterias, sintetizadores e de microfones. Importantes nomes da música já realizaram trabalhos na Audio Porto: Vitor Ramil, Zeca Baleiro, Chico César, Anitta, Clean Bandit, Marmota, Armandinho, Comunidade Nin-Jitsu, Kiko Freitas, para citar alguns. Audio Porto também recebeu o engenheiro de som dos Beatles, Geoff Emerick, que gravou e realizou workshop nas dependências do estúdio. O renomado engenheiro de som e produtor musical, Moogie Canazio, também ja trabalhou na Audio Porto, em discos de Vitor Ramil e Bebê Kramer.
Em outubro de 2019, Audio Porto ampliou sua atuação também como gravadora e editora. No seu cast já estão Alexandre Lora, Bebê Kramer, Arthur de Faria com Tum Toin Foin, Edu Neves, Delicatessen, Raiz de Pedra, Pedro Tagliani, Nina Rouge, 50 Tons de Pretas.